Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

FIQUE LIGADO - DIA 22 DE MAIO É

DIA DO APICULTOR

Dia do Apicultor
O apicultor é quem cria abelhas melíferas (produtoras de mel). Essa prática remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito. A importância do mel para a humanidade é indiscutível, pois é o adoçante mais antigo de que se tem notícia.

Com o sistema de caixilhos removíveis, feitos de madeira e onde as abelhas constroem os favos, o apicultor pode acompanhar o trabalho das abelhas e protegê-las contra doenças ou inimigos.

Existem outros acessórios que facilitam o trabalho dos apicultores, como véu de proteção para o rosto, luvas de couro, fumegador (instrumento utilizado para fazer fumaça) para acalmar as abelhas.

O mel é produzido a partir das flores existentes ao redor da colméia. Você já deve ter ouvido falar de Mel de Laranjeira, pois bem são feitos a partir das flores dos pés de laranja! Na colméia, o néctar trazido pelas abelhas campeiras vai ser transformado em mel, com um sabor e características especiais de acordo com as flores visitadas.

A apicultura tem alguns objetivos principais: produção de mel, de geléia real, de cera, de rainhas novas para as colméias, de própolis.

As abelhas são insetos sociais altamente organizados. Para saber mais sobre abelhas, clique aquie confira nosso Especial de Abelhas!

Abelhas

É importante conhecer a anatomia das abelhas para diferenciá-las dos demais insetos, por isso aproveite o esquema do corpo de uma abelha que disponibilizamos em nosso site e peça para que os alunos pesquisem e completem o esquema.

A evolução das abelhas operárias é muito interessante, pois elas desenvolvem trabalhos diferentes ao longo da vida.
Estimule os alunos a pesquisarem sobre essa evolução usando o site -http://www.saudeanimal.com.br/abelha4.htm - como referência.

Se houver possibilidade, leve seus alunos para conhecer um apiário. Isto pode ajudar a fazer um fechamento interessante para o tema.

Caso isso não seja possível, você pode procurar por um apicultor na sua comunidade ou mesmo entre os pais dos alunos para fazer uma palestra na escola.

Ciência Hoje:http://www.abelhas.noradar.com/artigos.htm - fala mais de abelhas solitárias, também fala da importância e do número de espécies.

Embrapa:
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br - mostra bem a colônia.

Produtos das abelhas:http://www.ufv.br/dbg/bee/produtos.htm - fala dos benefícios do mel, própolis, etc.

Fotos interessantes:http://www.apiguarda.com/galeria.htm

Saúde Animal:http://www.saudeanimal.com.br/abelha4.htm - muitas coisas sobre abelhas.


Grupo SmartKids© 2002-2011. Todos os direitos reservados.

Clique aqui para restrições legais e termos de uso deste portal


Grupo Galli

Nenhum comentário:

Postar um comentário